Fechar

%0 Report
%4 dpi.inpe.br/banon/1995/10.20.17.45
%2 dpi.inpe.br/banon/2001/07.02.11.55
%@ INPE-5616-RPQ/671
%T Characterization of translation-invariant elementary morphological operators between gray-level images
%D 1995
%9 RPQ
%P 65
%A Banon, Gerald Jean Francis,
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%I INPE
%C Sao Jose dos Campos
%K morfologia matematica, dilatacao, erosao, anti-dilatacao, anti-erosao, invarianca por translacao, operador de janela, rede neural, operador de Heijmans, operador plano, caracterizacao, processamento de imagem, medida.
%X As quatro classes de operadores elementares da Morfologia Matematica: dilataçoes, erosoes, anti-dilataçoes e ant-erosoes mostraram-se de fundamental importancia para a decomposiçao/representaçao de qualquer mapeamento entre reticulados completos. Neste artigo, vamos considerar a caracterizaçao dos operadores elementares de janelas invariantes por translaçao (com janela W) que transformam uma imagem em níveis de cinza com contra-dominio K1 finito numa imagem em niveis de cinza com contra-dominio K finito. Baseada nas propriedades de conexoes de Galois entre reticulados completos, uma primeira caracterizaçao, chamada de "caracterizaçao por confrontaçao", é estabelecida. Nesta caracterizaçao, cada operador elementar depende de uma familia de mapeamentos de W em K1, chamada de elemento estruturante. Baseada na decomposiçao de uma imagem em niveis de cinza em termos de imagens impulsivas, uma segunda caracterizaçao, chamada de "caracterizaçao por seleçao", é estabelecida. Nesta caracterizaçao cada operador elementar depende de uma familia de mapeamentos de W em K2, chamada de resposta impulsiva. Finalmente, a partir desta segunda caracterizaçao, uma terceira, chamada de "caracterizaçao por seleçao" é estabelecida. Nesta caracterizaçao cada operador elementar depende de uma familia de mapeamentos K1 em K2 chamados de tabelas de transformaçao elementares ("Elementary Look Up Tables"). A caracterizaçao por confrontaçao é a mais natural dentro da teoria da decomposiçao dos operadores. A caracterizaçao por seleçao e a por decomposiçao correspondem, respectivamente, a implementaçoes computacionais seriais e paralelas eficientes.
%@language en
%3 target.pdf
%O Um resumo de 12 páginas foi publicado no SPIE vol. 2568.
%O Este trabalho tem recebido suporte do ProTeM-CC/CNPq por meio do projeto AnIMoMat, contrato 680067/94-9 e do CNPq por meio do contrato 300966/90-3.


Fechar